terça-feira, 7 de junho de 2011

As crianças do século 21

 
















Ao passar das gerações, as crianças estão cada   vez mais espertas e antenadas a tudo o que esta em sua volta. Sendo assim, elas acabam tornando-se mais precoces em muitos aspectos. A vaidade é um deles entre meninos e meninas.
              Há menos de duas décadas atrás a infância se resumia em brincar, pular amarelinha e subir em árvores. Porém as crianças do século 21 crescem acompanhadas do excesso de informações, tento mais estímulos as crianças estão cada vez mais adotando figurinos e comportamentos, até então, típicos de adolescentes.
Segundo especialistas, a vaidade é boa, pois faz com que a criança aprenda a cuidar melhor de si mesma. Segundo Marcia Dilburt Vaisbih, psicóloga e mestre em educação da UNIBAN- Osasco, quando meninas imitam as mães por exemplo, colocando roupas e sapatos, e testando suas maquiagens, pode ser importante para que ela consiga atingir a sua identidade.
            A vaidade, como uma valorização da própria aparência ou de qualidades que a criança possua, indica uma boa autoestima, o que pode ser muito saudável. Faz parte do universo infantil se espelhar na mães e nas princesas dos contos de fadas.
O problema é quando a vaidade se torna excessiva. Para Márcia Câmara coordenadora do curso de psicologia da UNIP – Alphaville são cobrados cuidados excessivos com a aparência, nessa parte que deixa de ser saudável, pois a criança passa a ter preocupações que não fazem parte da infância. Mais depende dos pais limitarem e fazer de tudo isso uma diversão.
E pensando nos pequenos, Bernadete Nastari da Rosa inaugurou um salão de beleza especializado em crianças há 30 anos, o Piazito, com uma unidade em Pinheiros e na Vila Mariana em São Paulo. Bernadete se orgulha ao dizer que quando as crianças vão ao salão para corta o cabelo se torna divertido, porque elas se sentem mais à vontade. No salão elas podem tudo.
Márcia diz que esses salões podem ser uma brincadeira para as meninas. Elas estão brincando de ser igual à mamãe, ou à Hannah Montana que elas acham o maximo.
Cuidar da aparência sim, porém sem exageros. As crianças gostam de brincar de imitar, e existe toda uma fantasia em querer se maquiar e se enfeitar. Porém os pais são os responsáveis por misturar vaidade com diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário